Partindo desta informação de que um diagnóstico clínico é baseado em relatos, entende-se que ele pode ser, algumas vezes, impreciso e difícil de ser realizado. Por trás dos conjuntos de sinais e sintomas de uma doença existe o que chamamos de patologia daquela doença. Na Doença de Alzheimer a principal patologia conhecida é a proteínopatia B amilóide, contudo, certamente não é a única, sabe-se que uma doença multifatorial com mais de uma patologia. O que eu gostaria de trazer neste texto é a informação de que existem outras patologias que não são proteínopatias B amilóide (típica do Alzheimer), mas que causarão síndromes clínicas muito semelhantes à Demência na Doença de Alzheimer. Entre elas, vou falar sobre a LATE (Limbic-predominant age-related TDP-43 encephalopathy) uma doença que mimetiza o Alzheimer, mas possui outra patologia.
A LATE é uma doença que cursa com declínio cognitivo especialmente amnéstico (piora da memória) evoluindo, portanto, para uma Síndrome Demencial Amnéstica, ou seja, uma “Demência que mimetiza clinicamente o Alzheimer’’. A patologia desta doença (LATE) é uma proteínopatia TDP-43 em indivíduos com a idade avançada, especialmente acima dos 80 anos. A TDP-43 é uma proteína codificada pelo gene TARDBP que se liga ao RNA e DNA e tem múltiplas funções na regulação e expressão gênica. Normalmente ela se localiza no núcleo das células assumindo uma forma que chamamos de desfosforilada, mas quando existe a doença, essa proteína se acumula fora do núcleo, num local da célula chamado citoplasma, assumindo uma outra forma que chamamos de fosforilada e consequentemente causa a morte de neurônios, oligodendrócitos e astrócitos
Outra doença que cursa com proteínopatia por TDP-43 é a Demência Fronto-Temporal, que apesar de ter a mesma patologia, apresenta uma síndrome clínica diferente da LATE. As principais áreas cerebrais acometidas pela LATE são amigdala, hipocampo, giro frontal médio. Patologicamente, por meio de estudos de autópsia entende-se que o estágio 1 da doença acometeria amigdala, o estágio 2 acometeria hipocampo e o estágio 3 giro frontal médio.
Como foi dito anteriormente esta doença cursa com declínio amnéstico no início do quadro, evoluindo posteriormente para um declínio cognitivo de outros domínios e consequentemente cursando com um comprometimento funcional progressivo, o que a caracteriza como uma Síndrome Demencial. O comprometimento cognitivo de LATE é maior do que na Doença de Alzheimer, tem uma prevalência maior após os 80 anos. Pode existir comorbidade entre a Doença de Alzheimer e LATE, principalmente nos indivíduos mais velhos, o que torna o quadro mais severo.
Ainda não existem biomarcadores para LATE, sejam eles no sangue, líquor ou exames como PET. Um achado que pode sugerir LATE é uma acentuada atrofia do hipocampo na ressonância do encéfalo, assim como na doença de Alzheimer. Ao investigarmos algum paciente com suspeita de Síndrome Demencial Amnéstica e nos depararmos com a seguinte combinação: Patologia Amilóide negativa (líquor ou PET amilóide), Patologia TAU negativa (líquor) e evidência de alteração morfológica do hipocampo (ressonância com hipotrofia do hipocampo) estamos diante de uma Doença Não-Alzheimer com características clínicas de Alzheimer, em indivíduos acima de 80 anos, devemos particularmente desconfiar do diagnóstico de LATE.
O impacto socioeconômico deste quadro é ainda subestimado, pois estamos falando de uma patologia descrita em 2006 (Proteínopatia TDP-43) e de uma doença descrita em consenso apenas em 2019. Existe um vasto campo a ser descoberto sobre as relações das Síndromes Clínicas Amnésticas e suas patologias.
Para mais informações sobre LATE sugiro a leitura do artigo Limbic-predominant age-related TDP-43 encephalopathy (LATE): consesous working group report do pesquisador P.T. Nelson e sua equipe da Universidade de Kentucky, EUA, publicado na BRAIN Journal of Neurology.
Doi:10.1093/brain/awz099
Junte-se a nós e seja parte ativa do avanço da ciência para o desenvolvimento de soluções inovadoras e a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas.