Abertas as inscrições para o Curso de Especialização: Alterações Cognitivas do Envelhecimento e Demências - 2026.

Mariana Falcão • 16 de outubro de 2025

Curso de Especialização da Unifesp para médicos: Alterações Cognitivas do Envelhecimento e Demências. Início em março de 2026. Inscrições abertas até 14/11/2025.


A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o Setor de Neurologia do Comportamento da Disciplina de Neurologia Clínica  anunciam a abertura de inscrições para o Curso de Especialização em Alterações Cognitivas do Envelhecimento e Demências.


Coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Ferreira Bertolucci, este programa não é somente uma via de avanço acadêmico, mas também um passo crucial no treinamento clínico de colegas da prática geriátrica e neurológica.


Em um mundo onde a expectativa de vida aumenta e vivemos mais, compreender o envelhecimento, especialmente em aspectos cognitivos e os seus problemas relacionados ao envelhecimento, é cada vez mais vital. As demências, incluindo a demência da doença de Alzheimer, estão se tornando mais prevalentes, exigindo uma abordagem especializada para atender à crescente demanda por cuidados de saúde.


O curso na modalidade fellowship tem o objetivo de capacitar médicos especialistas Neurologistas e Geriatras para diferenciar o envelhecimento normal do patológico, permitindo diagnósticos mais acurados e tratamentos eficazes. Além disso, busca promover a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, que são diretamente impactados por essas condições.


Informações sobre o curso:

Ano:  2026

Nível:  Especialização

Curso:  Alterações Cognitivas do Envelhecimento e Demências

Público Alvo:  Médicos com Residência concluída em Neurologia ou Geriatria.

Coordenador:  Prof. Dr. Paulo Henrique Ferreira Bertolucci

Período de atividades do curso:  03/03/2026 a 26/02/2027

Número de Vagas:  4


Inscrição:

Valor:  R$ 150,00

Período de inscrição:  15/10/2025 a 14/11/2025


Processo Seletivo:

ETAPA DE PROVA ESCRITA TEÓRICA
Núcleo de Ensino e Pesquisa em Envelhecimento Cerebral (NUDEC)
Rua Napoleão de Barros, 618
03/12/2025 às 8h.

* Caso número de candidatos ultrapasse a capacidade do NUDEC a prova será realizada em outro local a ser informado posteriormente


ETAPA DE ANÁLISE DE CURRICULUM VITAE
Encaminhar CV para (bertolucci.paulo@unifesp.br)

Núcleo de Ensino e Pesquisa em Envelhecimento Cerebral (NUDEC)
Rua Napoleão de Barros, 618
03/12/2025 às 10h.

* Dependendo da quantidade de candidatos, a análise poderá ocorrer em outros períodos.


ETAPA DE ENTREVISTA
Online - Google Meet
05/12/2025 às 20h.


Outras informações

Para inscrição e detalhes adicionais, acesse esse link, no site da UNIFESP.


Referências Bibliográficas

  • Ana Hategan, James A. Bourgeois, Calvin H. Hirsch, Caroline GirouxGeriatric Psychiatry: A Case-Based Textbook, Springer International Publishing AG, 2018.
  • Masud Husain & Jonathan M. SchottOxford Textbook of Cognitive Neurology and Dementia, Oxford University Press, 2016.
  • Richard J. Harvey, Nick C. Fox, Martin N. RossorDementia Handbook, Martin Dunitz Publications, London, 1999
Por Nudec 1 de setembro de 2024
Estamos triando pacientes acima de 55 anos, moradores da cidade de São Paulo e região metropolitana que tenham apresentado piora da memória nos últimos anos. Os participantes serão acompanhados por 5 anos, farão consultas especializadas e exames para entender o motivo, a evolução da queixa de memória e os riscos de Alzheimer.
Por Natalia Faiolo Rossetto Filippini 12 de dezembro de 2023
Há séculos que o interesse pelo estudo do cérebro e o impacto dele no comportamento, emoção e funcionalidade chama a atenção de muitos profissionais da área da saúde, bem como os demais públicos. Existem relatos desde o período mesolítico onde era comum realizar perfuração no crânio, conhecida como a técnica de trepanação, para tentar compreender o comportamento ‘diferente’ que pessoas com transtornos mentais apresentavam. Acreditava-se, à época, que esses pacientes estariam possuídos por entidades demoníacas e que tal procedimento poderia libertá-los deste mal. [i] Com a sofisticação de novos aprendizados, criam-se técnicas e áreas de estudo para compreender o comportamento através do funcionamento cerebral sem o uso de estratégias invasivas e, por vezes fatais, como ocorrido em um passado distante, dentre elas a Ciência da Neuropsicologia. A Neuropsicologia se desenvolve no século XX como uma ciência moderna de convergência entre a Psicologia e a Neurologia, tendo como objeto comum estudar as alterações comportamentais advindas de lesões cerebrais [ii] . Nos dias atuais, e com a evolução frente a novos achados, podemos compreender que a Neuropsicologia como uma ciência mais complexa e ampla, situada entre a Neurociência Cognitiva e a Ciência do Comportamento, onde visa compreender os estados mentais mais complexos, tais como linguagem, memória, funções executivas, entre outras e a relação desses no comportamento, manejo emocional e funcionalidade dentro das práticas diárias. Considera-se uma ciência multidisciplinar que envolve conceitos e estudos vindos da neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica, neurofarmacologia, psicometria, psicologia clínica e experimental, psicopatologia e cognição.  A Avaliação Neuropsicológica é uma ferramenta, usada dentro da Neuropsicologia, que implica no uso de técnicas psicométricas através de testes neuropsicológicos, entrevistas, observações e provas de rastreios cognitivos e funcionais que possam indicar prejuízos ou comprometimentos de determinada função cognitiva. Através dela, objetiva-se investigar, identificar e descrever prejuízos ou alterações funcionais que não puderam ser detectadas objetivamente por outras técnicas diagnósticas, tal como exames de neuroimagem. [iii]
Por Alan Cronemberger Andrade 1 de dezembro de 2023
Abertas as inscrições para o curso de especialização Alterações Cognitivas do Envelhecimento e Demências da Unifesp
MOSTRAR MAIS +