Biografia
Sou formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também fiz a residência em Neurologia. Na sequência fiz um ano de estágio. Em Neurologia na Escola Paulista de Medicina e, em seguida, mestrado e doutorado. Meu doutorado foi em um aspecto específico do sono na doença de Parkinson. Alterações cognitivas sutis mas perceptíveis nestes pacientes despertaram minha curiosidade pela cognição. Fui aprovado como professor assistente no ano seguinte à conclusão do doutorado e dois anos depois fui para a Universidade de Londres trabalhar em aspectos clínicos e bioquímicos da doença de Alzheimer. No meu retorno estabeleci o Setor de Neurologia do Comportamento na Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP. No qual estou até hoje.
Interesses científicos
Pela escassez de testes para avaliar a cognição, meu interesse inicial foi a adaptação e investigação da aplicabilidade de instrumentos de rastreio para as demências. Na sequência ficou evidente que muitos casos procuravam ajuda tardiamente, e meu foco mudou para educação em cognição no envelhecimento e demência. Com a constatação de que é possível, pelo menos em parte, prevenir as demências passei a investigar o comprometimento cognitivo leve, e hoje meu interesse engloba focos anteriores mas de outra maneira, tentando educar o público geral e profissionais da saúde sobre alterações precoces no espectro das demências, instrumentos rápidos eficientes para o diagnóstico de comprometimento cognitivo leve e marcadores biológicos para esta fase da doença.
Junte-se a nós e seja parte ativa do avanço da ciência para o desenvolvimento de soluções inovadoras e a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas.